Ortodontia Preventiva/ Interceptiva

O tratamento precoce, a ortodontia preventiva e o melhor momento de iniciar o tratamento são aspectos muito debatidos e ainda um tanto controversos (Tulloch).

Esta definição de tratamento precoce iniciado quando a criança está com sua dentição decídua ou mais conhecida popularmente como dente de leite, ou mesmo com sua dentição mista que há presença de dentes deciduos e dentes permanentes. 

O diagnóstico tem sua importância em cada criança, onde o tratamento terá sua particularidade conforme o reconhecimento de seus problemas. Estes problemas poderão ser de origem visível a maloclusão, ou de origem que se assemelham a uma oclusão normal porém podendo gerar uma maloclusão posterior.

Há várias possibilidades de tratamento na ortodontia Interceptiva, sendo embasadas no crescimento facial e no processo de diagnóstico. Alguns exemplos de condições oclusais que podem requerer um tratamento interceptativo:
- Ausência congênita de dentes;
- Dentes supranumerários;
- Erupção ectópica e dentes anquilosados;
- Hábitos;
- Mordidas cruzadas.

Ausência de um ou mais dentes decíduos resultará na ausência de dentes permanentes devido que o folículo do dente decíduo da origem ao germe do permanente.
A presença de dentes supranumerários pode causar a irrupção anormal ou mesmo impactar um dente permanente, ou mesmo, o desenvolvimento tardio de um dente supranumerário pode complicar a fase de contenção após tratamento ortodôntico.
Impacção dentária pode ser causada por apinhamento dentário, perda precoce de dentes, patologias, cáries, baixa qualidade de procedimentos restauradores, retenção de dente decíduo, movimentação ortodontica dos dentes.
Hábitos deletérios devem ser bem pesquisados no ato da anamnese, quando não há diagnóstico pelo desenvolvimento facial e somente o hábito é de suma importância uma avaliação psicológica antes de se tratar mecanicamente desde suposto problema.
Mordidas cruzadas, profunda ou mesmo aberta são diagnosticada visivelmente e comprovadas pelos exames de desenvolvimento facial, as mesmas estão relacionadas ao crescimento facial ou a hábitos e devem ser tratadas o mais cedo, tendo em vista prevenir a futura maloclusão.

Comentários